Liberto a ideia de religiosidade, mas a analisando a vida, a história e tudo o que ela nos traz; a genialidade das ideias de São Tomás de Aquino, assim como as de Santo Agostinho, são dignas de serem estudadas.
Tomás coloca que Gratidão é uma complexa realidade humana que, varia conforme os hábitos e costumes do povo e principalmente de sua língua natal, subdividindo-se em três níveis:
- O Nível Superficial onde as pessoas reconhecem o benefício recebido, pensando e ponderando sobre o reconhecimento do favor recebido. –
- No segundo nível está o Intermediário, que é quando se reconhece o benefício recebido, passando a dar uma graça por aquilo que se recebeu.
- No terceiro nível, o Profundo, que para São Tomás é o mais alto nível de gratidão, por se expressar com o vínculo e ao compromisso da retribuição, como se dissesse “fico obrigado perante vós a lhe retribuir”.
Os dois primeiros níveis são observáveis em diversas línguas, porém o terceiro, o Profundo, se encontra constante no uso e no hábito dos que falam na língua portuguesa, quando se diz ‘obrigado‘. Mas, e para nós, o que será o significado da Gratidão? Como seres individuais e distintos têm sua forma de expressar e sentir-se grato?
No nosso dia a dia temos tanto que agradecer às várias pessoas que nos cercam. Porém, mais que a estas pessoas, devemos ser gratos ao Criador de tudo que há. E ainda vinculando-o ao nível terceiro e profundo do entendimento de São Tomás de Aquino, não só o agradecer, mas buscar retribuir o benefício, e se não nos for possível retribuir diretamente ao Criador, que seja àqueles que Ele criou e nos colocou a dividir a vida no mesmo planeta escola.
Não se deixe ser dominado pelas expectativas, pois são vãs e sem conteúdo. Acredite em fazer o melhor de si, pois esta é parte da sua missão. Viva e deixe viver! Mesmo frente a uma grande perda, assim como a partida de um ente querido, agradeça pelo tempo que você pode usufruir daquele ser, do seu amor e de sua presença. A maneira de seu viver demonstrará sua gratidão. Sua felicidade nem sempre lhe faz ser grato, mas ser grato sempre lhe trará felicidade.
Entenda que há duas formas de benefícios. Uma quando seu benefício lhe trouxer alegrias, e a outra quando seu benefício vem em forma de dificuldades e obstáculos, pois este lhe trará conhecimentos e sabedoria que lhe serão essenciais para seguir suas trilhas da vida. Sua forma de agradecer lhe ensinará inclusive a perdoar e certamente atrairá, como um imã, mais coisas para serdes gratos.
Para todos os dias e momentos, a sabedoria de ver além.